Dicas de Feng Shui para 2010 - Ano do Tigre de Metal Yang
Aline Mendes

O
Feng Shui Tradicional Chinês, verdadeira arte milenar chinesa de harmonização das pessoas ao ambiente que habitam, possui diversas escolas, ou técnicas, diferentes e complementares. O principal ramo do Feng Shui Tradicional, que engloba as técnicas mais avançadas, chama-se Xuan Kong, que significa Tempo-Espaço. O Feng Shui Xuan Kong combina o trabalho de análise do ambiente natural e construído - o
espaço - ao estudo das energias sutis presentes nestes ambientes e suas variações ao longo do
tempo.
A mais popular técnica avançada do Xuan Kong chama-se
Fei Xing, que significa
Estrelas Voadoras. Nela, trabalha-se com
nove estrelas, que ocupam os oito palácios ou setores do ba gua mais o centro. Estas estrelas não são fixas, mas podem deslocar-se entre os palácios, daí o nome de estrelas voadoras. Cada estrela possui sua simbologia específica e sua forma de influenciar as pessoas, estando associada a determinadas cores, formas, órgãos do corpo, atividades, profissões, membros da família, entre muitos outros.
Cada palácio ou direção abriga três estrelas básicas, e a interação das três nos permitirá diagnosticar com precisão o tipo de influência que aquele palácio exerce. Esse movimento das estrelas é definido pela data de construção do imóvel e sua orientação em relação ao Norte Magnético, medida com uma bússola ou um Luo Pan (bússola chinesa específica para o diagnóstico do Feng Shui). Em um
estudo personalizado de Feng Shui Tradicional Chinês identificamos, em cada uma das oito direções da rosa-dos-ventos, que tipos de potenciais podem se manifestar, influenciando a saúde, prosperidade e harmonia dos habitantes daquele imóvel.
No entanto, além das estrelas específicas do mapa natal de uma construção, temos também as estrelas visitantes anuais, que são iguais para todos os imóveis. Mesmo sem conhecermos o mapa natal da casa, as estrelas visitantes anuais podem nos dar uma boa ajuda, se soubermos como lidar com elas.
Pelo calendário solar chinês, usado no Feng Shui,
no Brasil o ano de 2010 começa em 3 de fevereiro, e a partir desta data a distribuição das nove estrelas será a seguinte:
Para identificar a posição de cada direção em sua casa, você precisará encontrar o centro do imóvel, e com o auxílio de uma bússola marcar a direção do Norte a partir do centro. A partir daí, é só designar 45° para cada uma das oito direções, começando pelo Norte, 22,5° para cada lado. Se precisar de ajuda nessa tarefa, veja nossas 20 aulas gratuitas:
www.terapiadeambientes.com/tutoriais/aulas-gratuitas-de-feng-shui
Vejamos, então, o que cada direção nos traz em 2010:
1+7. OESTE: Esta é uma estrela de sabedoria, riqueza e fama. A energia básica da direção Oeste favorece esta estrela, trazendo mais movimento e atividade para os que usam o setor. Esta combinação também estimula o romance, mas é preciso ficar atento ao tempo certo, pois romances fora de hora podem desandar. Embora nenhuma cura seja necessária, você pode fortalecer o potencial para a sabedoria, e reduzir as chances de problemas românticos, usando a cor preta ou os tons mais escuro de azul, e também objetos com formas sinuosas. Essas são as características da fase Água, no feng shui.
2+8. NORDESTE: A estrela 2 está em geral associada a problemas de saúde, principalmente na região abdominal. Não é um bom lugar para mulheres grávidas ou que estejam tentando engravidar. Associada à energia do Nordeste, extremamente benéfica, pode mostrar bom potencial para guardar dinheiro, e sucesso no negócio com imóveis. Para evitar os efeitos nocivos sobre a saúde, use objetos redondos e de cores metálicas, como dourado e prateado. Se puder, será muito bom ter durante este ano no local uma cabaça dourada. Veja informações importantes e curiosidades sobre a cabaça usada no feng shui em
www.terapiadeambientes.com/textos/feng-shui/cabaca .
3+9. SUL: Estrela que estimula a competitividade, sendo benéfica, por exemplo, para corretores de imóveis, advogados e atletas. Para aqueles que não são competitivos, pode trazer brigas, conflitos, problemas judiciais ou roubos. Sob a boa influência da energia do fogo no Sul, tornam-se mais notáveis os bons efeitos, e são diminuidos os riscos. Para evitar possíveis problemas, vale usar um pouco de vermelho, rosa forte ou laranja no local, através de quadros, almofadas ou objetos. As formas triangulares também serão adequadas durante este ano.
4+1. NORTE: A estrela 4 está associada à criatividade, às atividades acadêmicas e ao romance. Estimulada pela estrela 1, torna-se mais sábia e mais próspera, favorecendo a ascensão profissional. É um bom local de estudos para aqueles que pretendem prestar concursos ou para os que estão em busca de um parceiro. Um bambu, uma planta aquática ou um jarro com flores frescas favorece essas energias. Além disso, um pouco de azul marinho ou preto neste local estimulará a criatividade e o romance. Se, ao contrário, estiver passando por problemas no romance, use um pouco de Fogo: vermelho ou rosa, velas acesas, lâmpadas.
5+2. SUDOESTE: A longa permanência neste local pode trazer problemas sérios tanto de saúde quanto financeiros. Para harmonizar este potencial, o melhor é o som de metal cadenciado, que pode vir de um piano, de um relógio de carrilhão com um pêndulo dourado ou de um aparelho de CD tocando música instrumental suave, de piano, harpa ou violão. Decore este cômodo com muitos objetos de tons metálicos (dourado, prateado) durante este ano.
6+3. LESTE: Energia de autoridade, que entra em confronto com o potencial básico da direção, podendo acarretar brigas, conflitos, acidentes e lesões, em especial nos pés. O uso de elementos com característica da Água permite o uso destes potenciais para crescimento profissional e beneficia atividades competitivas: formas sinuosas, e cores preta e azul escuro. Se ao longo do ano encontrar problemas como brigas, assaltos ou problemas com a justiça, use um pouco de Fogo no local: formas triangulares, pirâmides e estrelas, e as cores vermelha ou rosa e laranja em tons vibrantes.
7+4. SUDESTE: Quem usa este setor deve ficar atento ao assuntos românticos, que podem ser prejudicados por fofocas ou comentários maliciosos. Também há uma tendência o flerte, e aos casos extraconjugais. Para suavizar estas tendências, usar novamente a Água (cor preta e azul escuro e formas sinuosas).
8+5. CENTRO: A estrela 8 no centro, repetindo o elemento Terra deste local, traz mais lentidão para todos os assuntos, em especial os financeiros e ligados a imóveis. Será um ano bom para poupar, mas faltará dinamismo na circulação do dinheiro. Tenha paciência, e planeje para longo prazo. O centro não é passível de cura.
9+6. NOROESTE: A energia da estrela visitante traz muito dinamismo, podendo chegar a excessos, acirrando ânimos. Os conflitos podem acontecer principalmente entre pessoas de diferentes gerações. Há também tendência a problemas respiratórios e de pele. Os tons de terra (amarelo, marrom, bege, cáqui) são bons harmonizadores, bem como as formas quadradas e horizontais.
Tai Sui, Sui Po e San Sha
Em uma outra linha tradicional do Feng Shui, chamada
San He, encontramos o estudo de energias conhecidas como Tai Sui, Sui Po e San Sha.
Tai Sui, o chamado Grande General,
é uma estrela fictícia que guarda estreita relação com o planeta Júpiter, e precisa de 12 anos para completar sua órbita sideral. Se dividirmos os 360º em doze partes iguais, correspondentes aos doze signos chineses, cada parte compreenderá 30º. Isso quer dizer que a cada ano, Tai Sui estará em um dos signos. No ano do Tigre, Tai Sui ocupa a direção Leste-Nordeste, no intervalo entre 45º e 75º. Durante este ano, não se deve, nesta direção, perturbar a terra, seja cavando o solo, fazendo construções, ou mesmo furando paredes, sob o risco de acidentes e acontecimentos desagradáveis. Evite sentar-se de frente para Tai Sui, dê preferência a sentar-se de costas para esta direção.
A direção oposta a Tai Sui, chamada
Sui Po, também não deve ser perturbada.
Nas direções dos
Três Sha devemos evitar grandes reformas, furar paredes e excesso de atividade.
Para saber mais sobre estas estrelas, veja também as 20 aulas gratuitas:
www.terapiadeambientes.com/tutoriais/aulas-gratuitas-de-feng-shui
Seguindo essas recomendações, você já garante estar em harmonia com os bons potenciais do Feng Shui de 2010. Mas lembre-se que estas são recomendações gerais, e que para aproveitar ao máximo as energias de seu ambiente, o ideal é fazer uma
análise personalizada do seu imóvel.
Se gostou do texto e quer reproduzi-lo em seu site ou blog,
não se esqueça de colocar o link completo para esta página:
www.terapiadeambientes.com/textos/feng-shui/dicas-de-feng-shui-para-2010