Seguir e saber mais........

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

TRUFAS II

TRUFAS COM PIMENTAS

900 grs de chocolate meio amargo picado
1 xícara chá de creme de leite
1/2 colher sopa de pimenta dedo-de-moça picada
1 colher chá de canela-da-china em pó
1/2 colher chá de cravo-da-índia em pó
1 colher chá de gengibre em pó
1 colher sopa de conhaque
2 colheres sopa de cacau em pó.

Coloque em um refratário 500 grs.de chocolate meio amargo,o creme de leite, a pimenta dedo-de-moça, a canela, o cravo, o gengibre e leve ao banho-maria ou microondas, na potência média, por cerca de 3 minutos, mexendo na metade do tempo. Retire e misture até que o chocolate derreta completamente.
Acrescente o conhaque e mexa novamente, formando assim um creme homogêneo. Cubra com filme-plástico e leve à geladeira por cerca de 2 horas ou até adquirir consistência para modelar. Modele as trufas a seu gosto.

Derreta e tempere o restante do chocolate meio amargo, banhe as trufas.
Coloque as trufas recém-banhadas sobre a superfície forrada com papel-manteiga e leve à geladeira por cerca de 5 minutos, para secar.
Retire as trufas da geladeira, passe-as no cacau em pó e acomode em forminhas de papel.

TRUFAS DE WHISKY

1 lata de creme de leite sem soro
1 colher sobremesa de manteiga
1 colher sopa de mel
1 xícara café de whisky
250 grs de chocolate ao leite
250 grs de chocolate meio amargo.

Leve ao fogo o creme de leite, a manteiga e o mel. Quando ferver, adicione o chocolate ao leite e o meio amargo, ambos picado e o whisky.
Mexa até dissolver. Leve à geladeira até o dia seguinte. Faça bolinhas, E retorne à geladeira para firmar bem.
Passe em chocolate ao leite derretido e frio e polvilhe cacau ou chocolate em pó.

TRUFAS

1 kg de chocolate ao leite
50 grs. de manteiga sem sal
1 colher sopa bem cheia de glucose
1 lata de creme de leite com soro
3 colheres sopa de chocolate
1 cálice de licor de cacau ou rum.
Cobertura:
Chocolate ao leite para cobrir
Chocolate Branco para decorar.

Misture o creme de leite com o chocolate em pó e reserve. Pique o chocolate e leve para derreter em banho-maria. Quando ele estiver totalmente derretido, abaixe o fogo e acrescente a manteiga, misturando bem até que ela se derreta por completo.
Em seguida acrescente a glucose e retire do fogo. Esta mistura estará bem dura e com um aspecto opaco. Agora, acrescente a mistura do creme de leite com o chocolate e bata bem, misture muito bem a massa até que ela fique brilhosa, e homogênea. Em seguida acrescente o licor,ou o rum.
Leve à geladeira até que ela endureça bem, cerca de 6 horas. Após, faça as bolinhas e passe-as pelo chocolate e decore com chocolate branco.

Dicas:
Você pode dividir a massa acima em 4 e criar um festival de trufas, com sabores deliciosos !

Trufa de Café – Acrescente ao licor ou rum 1 colher sopa de café solúvel (Nescafé)

Trufa de Frutas – Acrescente após a massa pronta, 100 grs de uvas passas embebidas em rum (podem ser brancas ou pretas), 50 grs de damascos picadinhos, 100 grs de castanhas do pará picadas, 50 grs de nozes picados.

Trufa de Cerejas – Acrescente ao invés do licor ou rum, um calice do licor maraschino, aquele que vem com as cerejas nos vidrinhos, e mais 200 grs de cerejas picadas, também pode-se colocar 1 cereja inteira no meio.

Trufa de Menta – Acrescente 1 cálice de licor de menta.

O QUE DEU ERRADO COM MEU CHOCOLATE?

O chocolate suou : o chocolate que sua é aquele que ficou mais tempo que o necessário dentro da geladeira ou a diferença entre a temperatura da geladeira e a do ambiente é muito grande. Depois de seco, ele ficará manchado.

O chocolate ficou espesso demais durante a aplicação: o chocolate esfriou demais. Volte a tigela ao banho-maria, retire e mexa até obter a consistência e temperatura adequadas.

Amolecido após desenformado: A temperatura está muito alta. Guarde o chocolate em local fresco e onde não bata sol, com temperatura ao redor de 20 a 22ºC.

O chocolate ficou uma massa compacta durante o derretimento: o chocolate entrou em contato com algum tipo de umidade: gota d’água do banho-maria, vapor, utensílios molhados, etc.

A retemperagem não devolverá as características originais do chocolate. Utilize esta massa no preparo de mousses, caldas ou coberturas.

O chocolate ficou esbranquiçado (devido a gordura da manteiga de cacau que sobe à superfície) ou com textura farinhenta ou amolecido, demorando para solidificar: a temperagem não foi correta, a massa foi utilizada ainda quente.

A temperagem garante a rápida solidificação do chocolate, o brilho de sua superfície e uma textura que derrete na boca. Tente derreter e resfriar até 28ºC.

TRUFAS E DICAS

A culinária é uma arte e depende muito dos sentimentos.
Quando estiver fazendo trufas ou qualquer outra receita, tenha bons pensamentos.
Não reclame que não gosta de cozinha, que algumas receitas são trabalhosas, etc.
Inicie com alegria; sorria ! A comida sente....acredite nisso, sei bem....hehehehe
Lembre-se: Você está fazendo uma receita para você, para uma pessoa especial ou até mesmo somente para vender.
Uma receita feita com amor é mais saborosa !
Trufas e bombons:
O chocolate mais brilhante é o meio-amargo; é o indicado para os bombons com recheios muito doce, o que forma um equilíbrio de sabores.
Evite fazer bombons e trufas em dia de chuva, pois a umidade mancha muito.
Não leve novamente à geladeira bombons já desenformados.
Fica mais fácil fazer as trufas um dia antes e banhá-las no outro dia.
Ao modelar as trufas, evite o contato com as mãos, para que elas não “derretam”.
O creme de leite fresco dá uma textura mais delicada às trufas. Se preferir usá-lo, calcule cerca de 300 a 350 ml de creme de leite fresco para cada 500 grs de cobertura de chocolate.
Poderá optar por cobrir as trufas com raspa de chocolate ou pó de cacau. Mas espere até que a cobertura esteja quase seca para polvilhar a raspa ou o pó.
Isso evita que eles se misturem à cobertura e derretam também.
Tanto as trufas à base de creme como as de leite fresco devem ser conservadas em temperatura baixa, na geladeira, por até 5 dias.

Nenhum comentário: