Seguir e saber mais........

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Temperos III - Dicas e mais....

DICAS

Saiba que o alecrim é um ótimo tempero, principalmente para carnes em geral. No bacalhau ao forno é indispensável.
*
Suavize o tempero mergulhando alguns talos de salsinha amarrados no cozido ou na sopa e leve de volta ao fogo. A salsinha tira o gosto do alho.
*
Antes de fazer tempero em grande quantidade, deixe os dentes de alho em água filtrada. Eles ficam fáceis de descascar e não deixam os dedos ardidos.
*
O alho confere diversos sabores aos pratos, dependendo de como você os carta. Quando esmagado ou amassado, o aroma é mais ativo. Para que fique mais suave, use-o inteiro em pedaços grandes.
*
Salsinha se conserva por mais tempo se for picada e guardada em um saco plástico.
*
Outra maneira de conservar a salsa fresca, lave, deixe secar e corte bem fininho. Depois guarde a salsa num vidro coberta de óleo.
*
Coloque 3 ou 4 folhas de louro dentro da lata de farinha de trigo, Isto evitará a formação de fungos.
*
As folhas de camomila bem picadinhas na salada dão um sabor especial e ainda abrem o apetite.
*
Para preservar o sabor da salsa, congele em sacos plásticos.
*
Utilize folhas de louro no recipiente da farinha de trigo, para não criar fungos.
*
A canela, a camomila, a erva-doce devem ser guardadas em sacos de papel e conservadas em recipientes de vidro.
*
Se você misturar um pouco de azeite de oliva à pimenta -malagueta, seu sabor ficará muito mais acentuado. O vinagre, ao contrário, vai tirar um pouco do seu gosto, deixando-a mais suave.
*
Folhas de loro: além de aromáticas são excelentes conservantes; coloca-se 3 folhas de loro em frascos onde se guardam cereais, como farinha e fécula de milho. que permanecerá inalteráveis por muito tempo.
Como a maioria das receitas inclui sal e pimenta, tenha sempre à mão um saleiro grande com uma mistura dos dois. Uma boa combinação é 3/4 de sal e 1/4 de pimenta.
*
Nunca deixe especiarias muito perto do fogão: elas perderão o sabor e a cor.
 
Melhore o sabor de uma lata de molho de tomate colocando-a numa garrafa de vidro e acrescente cebolinha verde e aipo picado. Depois de algum tempo, ficará com um sabor excelente.
*
Se uma receita exige ervas frescas e você só tem os temperos secos, use um terço da quantidade de ervas secas como substituto. A secagem concentra o sabor.
*
Melhore o tempero "blue cheese"com meio ovo cozido picado e 1 colher de chá de vinho branco seco para meia xícara do tempero.
*
Alcaparra
Suavize o forte sabor das alcaparras, deixando-as de molho em vinho branco, assim que forem retiradas do vidro em conserva.
*
Alecrim
Serve para temperar carnes em geral, mas fica ótima em carne de porco.
Misture em uma tigela um pouco de alecrim fresco, pimenta-do-reino branca moída, meia colher de sal grosso e azeite.
Deixe na geladeira por meia hora, assim o tempero entra mais na carne.
*
Zimbro
Para deixar steaks ou pedaços de carne de cordeiro saborosos, faça uma pasta de zimbro (Juniperus communis) e vinho tinto. Espalhe sobre as carnes antes de cozinhar

As bagas secas de zimbro (inteiras ou moídas) são usadas no preparo de patês e de marinados, em conservas, no chucrute e em pratos feitos com batatas. Mas, são as carnes de caça as maiores beneficiadas com a adição do zimbro, perdendo o sabor forte, muitas vezes rejeitado. As bagas frescas são mais indicadas para fazer conservas que acompanham carnes frias.

Temperos para o churrasco

Sal grosso ainda é o tempero mais conhecido por aqui. Normalmente é salpicado à carne para em seguida ser colocada na churrasqueira. Após estar bem assada, bate-se de leve na carne para retirar o excesso de sal. Isso não impede de colocar nossa criatividade em ação. Podemos acrescentar ervas, azeites, marinadas, especiarias e, diga-se de passagem, algumas carnes ficam muito mais saborosas quando bem temperadas.

Para cortes bovinos magros, o sal grosso é uma boa opção. Não devemos esquecer de acrescentar um toque de pimenta-do-reino moída na hora. Para os cortes maiores e com maior teor de gorduras, pode-se colocar a carne para marinar em vinho com ervas, cebola, alho e especiarias.

Cordeiro combina com alho, com alecrim e com vinho branco, portanto uma marinada com estes ingredientes valoriza o sabor da carne. Já a carne suína combina com sabores levemente adocicados. Um bom lombo de porco pode ficar por uma 4 horas marinando em suco de laranja ou abacaxi com paus de canela e alguns cravos-da-índia, não se esquecendo de acrescentar algumas ervas frescas.

Pescados em geral casam muito bem com limão, azeite de oliva, vinho branco e salsinha, e colocar o peixe por uns 20 minutos nessa marinada irá realçar o sabor. Frango combina com quase tudo, portanto pode-se variar as marinadas. Uma dica para o frango ficar bem crocante, macio e suculento é coloca-lo de molho em salmora preparada na proporção de uma colher de sopa de sal para cada xícara de água. Cubra o frango e deixe repousando por 6 a 8 horas, depois escorra e coloque na brasa.

COMBINAÇÕES

Açúcar com baunilha
Deliciosa mistura que dá sabor especial a bebidas com leite, caldas doces, cremes, fondants. Utilizada em bebidas quentes e doces em geral.

Açúcar com canela
Uma perfeita mistura de açúcar com a aromática canela. Polvilhe-a sobre o arroz-doce, bolos, canjicas, tortas, maçãs de forno, rabanada e no famoso aperitivo "Alexander."

Açúcar, cravo e canela
Outra interessante mistura, com duas especiarias, que se combinam muito bem. Pode ser usada em pratos doces e algumas pitadas em bebidas à base de leite.

Bouquet garni
É composto por tomilho, manjerona, salsa e louro. Coloque o saquinho em infusão em ensopados; esprema o mesmo no canto da panela para aproveitar o caldo.

Cajun
Tempero para peixe e frango. Composto por páprica, sal, estragão, alho, cebola, pimenta do reino, salsa, canela, tomilho e pimenta calabresa. Cubra a carne com a mistura e depois grelhe.

Cebola, alho e salsa
Composto por: cebola, alho e salsa. Utilizado em qualquer tipo de prato, este tempero é ideal para preparar carnes, risotos e refogados.

Chimichurri
Composto por: pimentão, alho, salsa, orégano, pimenta do reino, pimenta calabresa, alecrim, louro e sálvia. Tempero indicado para o preparo de molhos para carne

Colorífico
É um preparo à base de semente do Urucunzeiro com fubá. Use-o para dar uma leve coloração vermelho alaranjado ao arroz e frango. Também utilizado na confecção de pastas de queijo, molhos cremosos e farofa.

Curry
Mistura composta por especiarias, com a cor amarelo-ouro dada pela cúrcuma, com perfume e sabor que lembram sempre a
Culinária Indiana. Indicado no preparo de ovos, sopas, peixes, carnes, aves, legumes e em molhos.
 
Dukkah
É uma especialidade egípcia. Composto por avelã, gergelim, coentro, pistache, cominho, sal e pimenta do reino. Misture ao óleo de oliva e sirva como molho para pães crocantes. Pode ser usado polvilhando-o sobre peixe assado, frango, carneiro ou no pão de mel.

Fines herbes
Composta por salsa, cebolinha, estragão e cerefólio.
É uma combinação deliciosa de ervas usada principalmente em omeletes. Pode também ser utilisada em suflês e saladas.

Green salt
Composto por: cebola, alho, ácido cítrico, casca de laranja, cominho, tomilho, pimentão, tomate, alecrim, açúcar cristal, coentro, endro, manjerona, salsa, manjericão, orégano, louro, sálvia, mostarda e aroma natural de limão. Use Green Salt para cozinhar ou na mesa para adicionar sabor em seus pratos, tais como carnes, frangos, saladas, omeletes, sopas e vegetais.

Green salt com pimenta
É a combinação de mais de 15 ervas e especiarias.
Utilize este tempero apimentado para cozinhar ou à mesa para salgar seus pratos favoritos, incluindo carnes, frangos, saladas, omeletes.

Herbes de Provence Sul da França
Mistura de ervas que florescem nos Montes de sal da França, nos meses quentes de verão. Composto por
orégano, segurelha, alecrim, manjerona e tomilho. É usada na maioria das praias da região do Mediterrâneo em assados, carneiro e geléias.

Lemon pepper
Ótima combinação de Pimenta do Reino, condimentos e o sabor do limão. Ideal para temperar carnes, saladas, peixes e legumes ensopados.

Quatre épices
França Quarteto composto por: Pimenta branca, noz moscada, gengibre e cravo da Índia. Utilizada no lugar da pimenta branca e recomenda-se o uso moderadamente.

Sal, cebola e alho
Trio mais tradicional da Culinária Brasileira. Utilize diariamente em suas preparações. Sabor e aroma sempre bem vindos.

Sal com aipo
Aipo que perfuma e dá sabor forte e marcante em seus pratos. Misturada ao sal dá o tempero delicioso em sopas, carnes grelhadas, canapés e aperitivos.
Sal com alho
No alho assenta-se bem a reputação das cozinhas francesa e italiana, por ser largamente utilizado. Use o sal com alho em todas as sopas, saladas, molhos e patês. Além de frutos do mar, massas, carnes, canapés, torradas e biscoitos.

Sal com cebola
Uma mistura do sal com o mais versátil condimento, propicia seu uso em quase todos os pratos. Usa-se principalmente em sopas
de vegetais e em pratos com ovos e queijos.

Sal defumado
Seu sabor e aroma peculiares, dão toque especial a seus pratos.
É utilizado na preparação de grelhados, feijão e molhos.

Sal marinho
Dê um toque natural aos seus pratos moendo e polvilhando este sal, momentos antes de consumir.

Spice mix
Sabor exótico dado pela pimenta branca, erva doce, cravo, canela, coentro, pimenta jamáica, aniz, cebola.
Moa em pratos prontos, no momento do consumo.
Utilizado como substituto do sal convencional.

Tempero baiano
Composto por: pimenta do reino, cominho, coentro, cúrcuma, pimenta calabresa, orégano e amido. Este tempero é indicado para peixes, molhos, frango ensopado, camarão e sopas. Excelente para pratos típicos da culinária baiana.

Tempero cheiro verde
Composto por: salsa e cebolinha desidratadas. Utilize em saladas, arroz e molhos, ou como decoração em saladas cruas e batatas fritas ou assadas. Nas receitas com óleo ou com molhos é aconselhável que se coloque primeiro na água por alguns minutos para que as ervas sejam reidratadas e voltem a sua forma natural.

Tempero italiano
Composto por: sal, alecrim, salsa, alho desidratado e pimenta-do-reino. Este tempero é ideal para frangos e carne de porco. Podendo ser utilizado também em outros pratos como, por exemplo, batatas cozidas ou fritas.
Tempero para molhos
Composto por: sal, colorífico, alho, salsa, glutamato-monossódico, pimenta- do-reino preta, páprica doce, páprica picante e cúrcuma. É ideal para temperar molho de tomate, mas também pode ser utilizado em molhos de base láctea ou patês.

Tempero para pizza
Composto por: orégano, tomilho e manjericão. Utilizado no preparo de pizzas. É excelente também em receitas com peixes, beringelas e na preparação de queijos.

Za Atar
"Blend"do Oriente Médio. É composto, entre outros, de tomilho, gergelim e sal. Mais comumente utilizado para polvilhar no pão com azeite de oliva, pode tambem ser polvilhado sobre o frango antes de assá-lo.

Vamos lá para o próximo....tem mais...........

Nenhum comentário: